Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva, qual é a melhor? (parte 2)

Responsive image

Dando continuidade a nossa série "Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva, qual é a melhor?", hoje abordaremos outro tipo de manutenção muito utilizada por técnicos nas mais diversas áreas: a Manutenção Preditiva.

Conceito: "Manutenção Preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções, físicas ou lógicas, com a finalidade de indicar as condições reais do funcionamento dos equipamentos com base na análise dos dados coletados verificando seu estado de degradação ou desgaste."
Fonte: Manutenção em Foco

Este tipo de manutenção pode ser realizado em computadores, servidores, impressoras, notebooks e demais equipamentos como forma de prevenção a futuras falhas e prejuízos.

Através de softwares de gestão e monitoramento, como o Everest, CPU-Z, Core Temp, Speedfan e muitos outros, é possível visualizar exatamente onde algum problema poderá vir a ocorrer, resultando assim, em ganho de performance.

Um exemplo para manutenção preditiva em servidores e computadores é a monitoramento da temperatura do processador e a velocidade do cooler. De posse destas informações, é possível verificar se existe a necessidade de parada técnica para realização de manutenção nos equipamentos.

Estudos sugerem que, a manutenção preditiva gera uma economia de até 30 vezes o valor investido no equipamento. Obviamente, isto depende da área em que o equipamento está localizado, o tipo, além quais recursos foram aplicados.

Em geral, a manutenção preditiva bem aplicada, permite uma vida útil dos equipamentos seja consideravelmente maior do que de um equipamento em que não foi efetuada a manutenção.

Com isso, entendemos que a manutenção preditiva tem por objetivo antecipar a necessidade de paradas técnicas agendadas, de forma a verificar o exato causador do problema, a fim de realizar substituição e manutenção de equipamentos de forma mais ágil, gerando economia de tempo e dinheiro.

Para acessar o primeiro artigo, clique aqui e confira.

Aguarde, o final da nossa série sobre os tipos de manutenções e seus impactos e vantagens.

Entre em contato conosco para que seu equipamento tenha maior durabilidade.

Acesse sehtecnologia.com.br e saiba mais sobre os nossos serviços!