Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva, qual a melhor? (parte 3 - final)
Chegamos ao final de nossa série de posts sobre os tipos de manutenção e suas particularidades.
Já falamos sobre a Manutenção Preventiva, post 1.
Depois falamos sobre a Manutenção Preditiva, post 2.
Agora iremos falar da Manutenção Corretiva, você sabe do que trata esta forma de manutenção?
Esta manutenção, corretiva, destina-se a tratar dos problemas que já ocorreram, de forma a corrigir o problema e garantir o funcionamento do equipamento, substituindo o componente defeituoso, ou peças danificadas, por outras novas, garantindo o perfeito funcionamento do conjunto.
O tempo de diagnóstico deve ser rápido e preciso, identificando o componente deteriorado (CPU, memória, HD ou até mesmo a placa-mãe), realizando a troca apenas da peça que causou a parada, evitando prejuizos desnecessários. Por este motivo o técnico tem de estar preparado e conhecer como cada peça funciona e seu conjunto como um todo.
A Manutenção Corretiva é a que gera maior custo, pois indica que não houve uma verificação anterior, manutenção preventiva ou preditiva, deixando que o equipamento trabalhasse até seu completo desgaste, ocasionando a queima do componente por ações externas, como excesso de poeira que pode gerar o entopimento da passagem de ar do cooler para resfriar o processador, ou excesso de poeira na fonte do computador, ocasionando curto circuito entre os componentes e podendo danificar a placa-mãe, a fonte, e demais componentes.
Chegamos ao final de nossa série. Comentem o que acharam e sobre quais assuntos vocês gostariam de ser abordados em nosso blog.
Entre em contato conosco para que seu equipamento tenha maior durabilidade.
Acesse sehtecnologia.com.br e saiba mais sobre os nossos serviços!